De acordo com o Índice de Igualdade Racial (IIRE), a taxa de participação de negros em cargos de gestão e conselhos de administração é de apenas 6,6%. O índice avalia medidas de apoio à igualdade racial de 23 empresas que se inscreveram para participar da solução do problema.
São empresas de diversos setores, como telefonias, hipermercados, fabricação de peças eletrônicas, consultoria, petróleo, bebidas e bancos. Este indicador foi desenvolvido em cooperação com a Faculdade Zumbi dos Palmares.
Nessas empresas, a presença de negros aumentará com uma menor taxa de responsabilidade. Em termos de gestão, essa proporção subiu para 18,7%, atingindo 31,6% entre estagiários e aprendizes.
Engajamento
As empresas estão sempre buscando formas de reduzir essa desigualdade. Dos 23 participantes, 19 disseram ter um comitê dedicado à discussão da diversidade étnica no ambiente da empresa. Em 16 empresas, são organizadas atividades regulares de discussão sobre o tema, e 9 empresas estão realizando projetos de formação e educação nesta agenda.
Sobre a dificuldade de implementação de ações de conscientização sobre questões raciais, as empresas afirmam que é difícil envolver os trabalhadores nas discussões. No entanto, a experiência mostra que os índices de conformidade tendem a ser maiores quando o líder (conselho de administração) está pessoalmente envolvido no processo.
Seleção e ascensão
A maioria das empresas (15) afirmou possuir um processo seletivo flexível para aumentar a diversidade étnica de seus funcionários. No entanto, a maioria das empresas ainda não contratou profissionais para atuar em programas ou canais específicos destinados a promover a entrada de negros no mercado de trabalho. Em 40% dos casos, a empresa justificou esta posição por falta de candidatura.
Das 23 empresas participantes do plano, 6 afirmaram ter um plano para garantir a ascensão dos negros na hierarquia empresarial. Quarenta por cento das empresas sem esse tipo de plano estruturado disseram que uma das principais dificuldades é estabelecer metas quantitativas e qualitativas para esses processos.