Política

Atualizações sobre o quadro médico de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi submetido à uma cirurgia na manhã de domingo (8). A cirurgia tinha como objetivo corrigir uma hérnia incisional e colocar uma tela para reforçar a musculatura abdominal e evitar a formação de uma nova hérnia.

Esta foi a quarta cirurgia realizada no presidente da república desde que ele foi vítima de um atentado em Juiz de Fora, quando Adélio Bispo deu-lhe uma facada.

A previsão inicial era de que Bolsonaro seria liberado para reassumir o cargo de presidente nesta quinta-feira (12), porém hoje, após ordem médica, Bolsonaro foi afastado por mais quatro dias, a contar de sexta-feira (13).

A ordem médica foi emitida pois o intestino de Bolsonaro estava com dificuldades para eliminar gases, o que é normal após uma cirurgia. Após isso, Bolsonaro teve sua dieta líquida à base de água, gelatina, chá e caldo ralo cancelada e será alimentado diretamente nas veias.

Além da alimentação por via intravenosa, também foi introduzida uma sonda nasogástrica para retirar o excesso de ar de seu intestino.

“Fizemos um raio-x do abdômen e ele apresentou distensão do estômago e do intestino grosso, que estava cheio de ar”, disse o cirurgião Antônio Macedo. Ele explica que o presidente não tem quadro infeccioso e que a “paralisação” do intestino, conhecido como íleo paralítico, é normal em cirurgias de grande porte. “Em cirurgias como essa, você é obrigado a manipular o intestino. A resposta natural do intestino a qualquer agressão é a paralisia”, explicou.

“Quando o intestino é aberto, chega uma hora em que ele engole muito ar e não consegue soltar. Aí você consegue tirar o ar pela sonda”, disse o médico. De acordo com Macedo, Bolsonaro apresentou o mesmo quadro em cirurgias anteriores, em 12 de setembro de 2018 e em 28 de janeiro de 2019. Ele disse ainda que hoje o presidente já evacuou e eliminou gases, “o que é um bom sinal”.

Tags

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button
Close