Política

Por 3 votos a 2 STF mantém Lula preso.

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal analisou nesta terça-feira (25) dois pedidos de habeas corpus da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O primeiro pedido a ser julgado foi o do HC contra o ministro Félix Fischer do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por sua decisão monocrática de negar um Recurso Especial da defesa do ex-presidente contra a condenação no caso do tríplex do Guarujá. Este HC foi negado pelo STF por 4 a 1. Carmén Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram contra o ex-presidente, somente Ricardo Lewandowski votou a favor.

O segundo recurso questiona a imparcialidade do Juiz Sérgio Moro. O HC protocolado em novembro do ano passado após ser negado pelo STJ. O STF já tinha começado a julgar o recurso, porém após o ministro Gilmar Mendes pedir vista o julgamento foi interrompido, agora retomado após as divulgações do The Intercept.

A defesa petista solicitou a inclusão das conversas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, divulgadas recentemente pelo The Intercept, nos materiais do processo, acreditando reforçar a tese de que o Sérgio Moro, juiz responsável pelo julgamento do ex-presidente no caso triplex, agiu de maneira parcial.

Neste segundo HC a defesa do Lula também foi derrotada por 3 votos a 2, fazendo com que o condenado permaneça preso.

Tags

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button
Close